LEER

Scan 1

Diferente do que muitos pensam, os "ciganos" não representam uma "religião" nem possuem uma "religião oficial". Geralmente adotam a religião do país em que vivem. Por isso podemos encontrar, nos mais diversos lugares do mundo, muitos ciganos evangélicos (especialmente pentecostais, como é o caso da Espanha), católicos, islâmicos, testemunhas de Jeová, devotos de Santa Sara Kali etc.

Parte dessa pluralidade religiosa se explica pelo constante trânsito cigano entre países europeus em séculos passados, fato gerado principalmente pelas políticas de perseguição aplicadas por sociedades hegemônicas no Continente. Odiados, rejeitados e desprezados, os ciganos, dentre outros mecanismos, buscaram forças para lutar pela própria existência na religiosidade, buscando diferentes deuses, mesmo deuses "estrangeiros", de outros povos, mas que foram adotados para si.

Enfrentando todo tipo de preconceito ao longo da história, muitos renunciaram suas crenças e práticas religiosas e as "adaptaram" e/ou as reelaboraram nos mais diversos contextos, como é o caso, por exemplo, do período da Inquisição, onde muitos ciganos foram perseguidos por considerar-se que "não tinham religião". Refletir sobre isso é nosso propósito nesse encontro, que objetiva oferecer um quadro de referências sobre o tema da pluralidade religiosa entre os ciganos, relacionando-a ao tema da identidade étnica.

Contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas, bem como de ciganos de diferentes confissões religiosas, esperamos que o encontro incentive a produção de mais pesquisas acadêmicas a fim de enriquecer o conhecimento sobre os ciganos no Brasil. O encontro destina-se a pesquisadores, acadêmicos, representantes ciganos e poder público, bem como a todos que se encantam com o tema da religiosidade. Esperamos que os conteúdos apresentados no encontro sirvam como referência e encorajamento para ações diversas que melhorem a vida dos queridos ciganos e promova o respeito e a inclusão social.

Igor ShimuraOrganizadorPresidente da Associação Social de Apoio Integral aos Ciganos (ASAIC)

faceflickryoutube

Copyright © 2013 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por webprisma