LEER

livro repressao resitencia 04 2 gr

Autora: Fernanda Torres Magalhães
Coleção: Histórias da Repressão e da Resistência
Editora: Humanitas/Fapesp
Ano: 2008
Preço: R$ 33,00
Resumo: O trabalho de Fernanda Torres Magalhães situa-se entre as primeiras pesquisas realizadas pelo PROIN – Projeto Integrado Arquivo do Estado / Universidade de São Paulo. Solidamente fundamentado em fontes consultadas junto ao Fundo DEOPS, este estudo abre caminhos para novas investigações acerca dos aparatos repressivos do Estado. Uma detida análise dos métodos de controle e repressão que caracterizaram o governo autoritário de Getúlio Vargas guia a autora num levantamento seletivo entre inúmeros prontuários de forma a dar o nome, reproduzir o rosto e expor a saga de cidadãos considerados suspeitos. Trata-se de uma inédita relação de fontes acerca da fotografia policial e de competente análise de seus usos "científicos", que enriquece a historiografia brasileira, seja nos estudos da história da fotografia, seja no que se refere à história política, em especial, durante o Estado Novo.
Sobre a autora: Fernanda Torres de Magalhães é bacharel em História e mestre pelo Programa de Pós-graduação em História Social da FFLCH-USP. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica – O Rosto e o Caráter: o Fotojornalismo – no acervo DEOPS-SP, com financiamento da Fapesp (1995-1996). Iniciou o programa de mestrado em 1998 e, em 2001, defendeu a dissertação O Suspeito através das Lentes – O DEOPS e a Imagem da Subversão, com bolsa do CNPq. Desde 2003 é professora convidada da Osaka University of Foreign Studies, no Japão, onde ministra cursos sobre Cultura e História do Brasil. Com documentação selecionada no Hiroshima Peace Memorial Museum (Japão), produziu o livro paradidático Um clarão no céu de Hiroshima (São Paulo: Editora Lazuli, 2005. Coleção Rupturas), e colaborou com a exposição Hiroshima – Testemunho e Diálogo, organizada pelo MAC/USP e PROIN em 2005 e 2006. É também autora de vários artigos publicados nas revistas Histórica, Memória Energia e Revista da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka.
Sobre a coleção: A coleção Histórias da Repressão e da Resistência nos permite avaliar as ações de instituições brasileiras que tem como função a seleção e o controle do cidadão. Por meio desses estudos temos a oportunidade de conhecer o mundo da repressão e também de reconstruir o mundo fantástico da resistência, que, felizmente, não se calou durante os momentos de autoritarismo. 

Esta coleção resulta do inventário do Fundo DEOPS/SP desenvolvido pela equipe de pesquisadores do PROIN, que desde 1996, tem contribuído para construção do conhecimento histórico acerca do exercício moderno do poder por meio das instituições públicas. representa uma conquista que diz respeito ao direito à memória. Expressa o retorno ao estado de direito que restabelece as garantias individuais e as liberdades públicas, entre as quais o direito à informação e à livre circulação de idéias.

 

faceflickryoutube

Copyright © 2013 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por webprisma