LEER

livro repressao resitencia 08 gr

Autora: Viviane Teresinha dos Santos
Coleção: Histórias da Repressão e da Resistência
Editora: Humanitas/Fapesp
Ano: 2008
Preço: R$ 39,00
Resumo: Partindo de um projeto coletivo de análise de material riquíssimo, tal como os documentos dos Arquivos do DEOPS, Departamento de Ordem Política e Social, da polícia paulista – trabalho este coordenado pela professora da História/USP, Maria Luiza Tucci Carneiro – a pesquisadora nos apresenta um painel da repressão policial sobre os italianos de São Paulo, nos anos vinte e trinta do século XX. Abrindo o volume, o leitor vê descortinar-se o panorama da imigração italiana para o Estado de São Paulo, numa análise que vai desde as razões da expulsão da Itália, conturbada por uma unificação pelo alto, até a indagação dos motivos de atração para o Brasil. Os quase um milhão de italianos que vieram ao Estado no período da grande imigração, mantiveram-se submissos às más condições de trabalho e às desiguais relações estabelecidas, e foi apenas por exceção que um minúsculo punhado se rebelou, tornando-se alvo de perseguições policiais. As fontes compulsadas pela autora dão conta de uma amostra desse pequeno universo de militantes, permitindo retraçar boa parte do caminho trilhado por eles.
Sobre a autora: Viviane Teresinha dos Santos é mestre em História Social pela USP. O presente trabalho é baseado em sua dissertação Rivoluzionari in San Paolo: a comunidade italiana e a polícia política (1924-1945), orientada pela Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, financiada pela Fapesp e defendida em 2003. Na graduação fez bacharelado e licenciatura em História e realizou duas pesquisas de iniciação científica, ambas financiadas pela Fapesp: "Uma ameaça à segurança nacional: os estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo (1937-1945)", de 1996 a 1997, e "Tutto per il fascismo: os italianos fascistas em São Paulo (1938-1945)", de 1997 a 1999. Participou da equipe do Projeto Integrado Arquivo/Universidade (PROIN) como pesquisadora dos módulos "estudantes" e "Italianos". É autora dos livros Os seguidores das Arcadas e Os seguidores do duce, ambos da Coleção Inventário DEOPS, publicados pelo arquivo do estado/Imprensa Oficial, respectivamente em 1999 e 2001.
Sobre a coleção: A coleção Histórias da Repressão e da Resistência nos permite avaliar as ações de instituições brasileiras que tem como função a seleção e o controle do cidadão. Por meio desses estudos temos a oportunidade de conhecer o mundo da repressão e também de reconstruir o mundo fantástico da resistência, que, felizmente, não se calou durante os momentos de autoritarismo. 

Esta coleção resulta do inventário do Fundo DEOPS/SP desenvolvido pela equipe de pesquisadores do PROIN, que desde 1996, tem contribuído para construção do conhecimento histórico acerca do exercício moderno do poder por meio das instituições públicas. representa uma conquista que diz respeito ao direito à memória. Expressa o retorno ao estado de direito que restabelece as garantias individuais e as liberdades públicas, entre as quais o direito à informação e à livre circulação de idéias.

 

faceflickryoutube

Copyright © 2013 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por webprisma