LEER

livro repressao resitencia 09 gr

Autora: Taciana Wiazovski
Coleção: Histórias da Repressão e da Resistência
Editora: Humanitas/Fapesp
Ano: 2008
Preço:R$ 33,00
Resumo: O texto de Taciana Wiazovski, bem como a séria pesquisa em que ela se baseia, convertem este livro em um trabalho de interesse não apenas para os especialistas, mas para todos aqueles que têm sua atenção voltada para a política moderna, as identidades coletivas, os Estados-nação, o anti-semitismo e sua influência cultural e política, e uma variedade de temas correlatos.
Estamos diante de uma obra que analisa um caso de dupla exclusão: os judeus como categoria geral suspeita, com base em um preconceito racial, étnico-religiosos; e o comunismo político, percebido como uma ameaça à estrutura de poder existente e talvez, também, como uma alternativa alienante à hegemonia cultural de base católica e ocidental. Ambas exclusões situam o judeu-comunismo transformado em elemento central do mito mobilizador e da teoria da conspiração como ponta-de-lança da ação anti-subversiva, usada por intelectuais e propagandistas, autoridades públicas e por aqueles que se encarregavam da segurança interna, como o DEOPS.
Sobre a autora: Taciana Wiazovski é historiadora, professora do ensino médio e mestre pelo Departamento de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica da FFLCH/USP. Desde 2006 desenvolve sua tese para doutorado em História Social pela FFLCH/USP tendo como tema a revista "Comentário": Opinião, Informação e Judaísmo no Brasil dos militares (1960-1973). Entre 1998-2006 atuou como pesquisadora do PROIN – Projeto Interligado Arquivo Público do Estado/USP –, onde realizou a pesquisa de Iniciação Científica publicada em 2001 sob o título de Bolchevismo e Judaísmo: a comunidade judaica sob o olhar do DEOPS (Série Inventário DEOPS). Em 2005 defendeu a dissertação de mestrado O mito do complô Judaico-comunista no Brasil: gênese, difusão e desdobramentos (1907-1954), que agora sai em livro. Atualmente integra a equipe de pesquisadores do LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação do Departamento de História da FFLCH/ USP.
Sobre a coleção: A coleção Histórias da Repressão e da Resistência nos permite avaliar as ações de instituições brasileiras que tem como função a seleção e o controle do cidadão. Por meio desses estudos temos a oportunidade de conhecer o mundo da repressão e também de reconstruir o mundo fantástico da resistência, que, felizmente, não se calou durante os momentos de autoritarismo. 

Esta coleção resulta do inventário do Fundo DEOPS/SP desenvolvido pela equipe de pesquisadores do PROIN, que desde 1996, tem contribuído para construção do conhecimento histórico acerca do exercício moderno do poder por meio das instituições públicas. representa uma conquista que diz respeito ao direito à memória. Expressa o retorno ao estado de direito que restabelece as garantias individuais e as liberdades públicas, entre as quais o direito à informação e à livre circulação de idéias.

 

faceflickryoutube

Copyright © 2013 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por webprisma