livro teses monografia 04

Coleção: Teses e Monografias
Editora: Humanitas / FFLCH-USP
Ano: 2001
Resumo: O livro de Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida, além de trazer uma reconhecida contribuição à história social e política de Pernambuco, durante a Interventoria de Agamenon Magalhães (1937-1945), representa um eficaz exemplo metodológico quanto ao uso da fotografia como fonte de informação e interpretação históricas. As imagens em seu trabalho não são meras "ilustrações" ao texto, ao contrário, explicitam ao leitor a ideologia do regime varguista estampada na imprensa carioca e pernambucana. A autora demonstra a importância da fotografia como poderoso instrumento de denúncia social quando em mãos de turistas "advenas", as quais não tinham permissão para dirigiram suas câmeras a nenhum tipo de cenário que maculasse a nova imagem da cidade idealizada pelo Estado. Uma nova imagem que não admitia a fisionomia da arquitetura colonial, identificada com o atraso e com os fantasmas do passado. Os olhares dos turistas foram dirigidos para os espaços idealizados de forma que as câmeras registrassem apenas "cartões-postais". Fragmentos localizados de modernidade, erigidos sobre os palcos das avenidas e jardins, agora limpos, higienizados, iluminados, mascarando o grande espetáculo da miséria, que se viu, de súbito, transformado em pesadelo imaterial, apenas uma fantasia da imaginação. Uma imagem sem foto, uma "verdade" autoritária.
Sobre a autora: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professora no PPG-História e do PPG-POSMEX de Pernambuco da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de comunicação, História e educação, com ênfase em educação e politica comparativa entre Brasil e Portugal; Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, igreja - estado, imaginário social, racismo e autoritarismo.
Sobre a coleção: Esta é uma coleção idealizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e publicada em parceria com a Imprensa Oficial do Estado. Tem como proposta divulgar estudos acadêmicos em nível de excelência produzidos com base na documentação sob a guarda deste acervo público, além de estimular o surgimento de novos valores no campo da historiografia nacional.
A partir de 1999, os pesquisadores do PROIN tiveram a oportunidade de aqui publicar suas dissertações de Mestrado apresentadas junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela primeira vez, a documentação do Fundo DEOPS avaliada através da pesquisa acadêmica vinha a público tendo como referência os inventários DEOPS produzidos pela equipe pioneira.