LEER

É um centro de pesquisa multidisciplinar que agrega pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento no campo das ciências humanas. Como tal se propõe a ser um centro de referências sobre a história e a memória dos grupos étnicos presentes na sociedade brasileira desde os tempos coloniais, com ênfase no direito que todo ser humano tem de ser diferente. Criado em novembro de 2005  é coordenado por Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora e Professora Livre Docente do Departamento de História, unidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

O LEER é constituído por pesquisadores que, através de projetos individuais e coletivos, produzem novos conhecimentos sobre diversidade cultural, intolerância étnica e política, e direitos humanos. Tem como meta conhecer, compreender e problematizar as identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos humanos.

Através de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão à comunidade, o LEER se mantêm enquanto um fórum permanente de debates e de produção de conhecimentos direcionados para quatro linhas de pesquisa: etnicidade, racismo, discriminação e iconografia. Migrações, mídias nativas, racismo, as doenças e os medos sociais, educação e violência, exclusão social e política, são alguns dos temas modulares que colocam em questão os direitos individuais e coletivos no mundo atual.

 

faceflickryoutube

Copyright © 2013 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por webprisma